Villa d'Este

Duração 2 horas.
Fones de ouvido obrigatórios para grupos de mais 14 pessoas.
Reserve >

Esta maravilhosa mansão, joia do Renascimento incluída no patrimônio da UNESCO, se encontra no centro histórico de Tivoli e domina do alto o chamado Vale “Gaudente”. Obra-prima do famoso arquiteto Pirro Ligorio, foi ideada e realizada desde 1550 por vontade do cardeal Ippolito D’Este , governador da cidade, filho de Lucrezia Borgia e Alfonso I duque de Ferrara. O Palácio fica sobre um antigo convento beneditino perto da igreja de “Santa Maria Maggiore” (Hoje em dia San Francesco).
A visita guiada a Villa D’Este consta de uma agradável caminhada pelas artísticas salas do Palácio, pelo suntuoso parque e pelo admirável jardim, cheio de chafarizes, jogos de águas ainda hoje em atividade.


Nossa visita começa passando pelo portão quatrocentista até o claustro beneditino para subir depois ao patamar superior cujas salas decoradas por Livio Agresti e seus alunos, antigamente eram os aposentos particulares de Ippolito e sua família.


Visita Guidata Villa d’Este


As salas mais interessantes entre outras são: a Sala do Trono, o quarto do cardeal e a preciosa Capela do Palácio com afrescos de Federico Zuccari apresentando cenas da vida da Virgem Maria e imagens dos Profetas e das Sibilas. Voltando ao piso inferior encontramos as salas de reuniões e hospedaria e a chamada “Manica lunga” um comprido corredor ornado por mosaicos coloridos e ricamente enfeitado que leva às várias salas luxuosamente decoradas pelos maiores artistas do “manierismo” tais como Livio Agresti, Girolamo Muziano, Cesare Nebbia, Antonio Tempesta e Federico Zuccari. As pinturas, além do panorama, mostram a lenda da origem da cidade, contos bíblicos, o cotidiano do povo, a personalidade do cardeal.
Descendo do Salão Central (ou “da fonte”) chegamos ao jardim. Extenso em terraços e declívios em plena harmonia com a paisagem, constitui o exemplo perfeito do jardim do século XVI: uma combinação perfeita entre natureza, arquitetura, escultura, música, som e movimento de águas.


Visita Villa d’Este


Entre as dezenas de fontes das mais variadas forma e dimensão muitas são ainda hoje ativas, devido a um paciente e continuo trabalho de manutenção.


Villa d’Este Tivoli Roma


Entre as mais famosas: a Fonte do Ovato, as Cento Fontes, a Fonte dos Dragões, a “Peschiera” o Neptuno, e na Fonte do Órgão, uma das maiores atrações do jardim, pode escutar as lindas melodias emitidas pelo próprio órgão hidráulico, obra-prima do francês Claude Vendar.