Subiaco

Duração 3 horas.
Fones de ouvido obrigatórios para grupos.
Reserve >

MOSTEIRO DE SANTA SCOLASTICA



visita guidata subiaco monastero di santa scolastica


A visita a Subiaco começa pelo Monastério de Santa Scolastica fundado no ano 520 DC e dedicado originariamente a São Silvestro. É o mais antigo mosteiro beneditino da Itália e do mundo, e un dos treze mosteiros fundados por São Benedito em Subiaco. No século XII iniciando a atividade do “sacro Speco” dois mosteiros foram dedicados a São Benedito e à gêmea Santa Scolastica. O período de maior desenvolvimento teve non séculos X-XI: o mosteiro ganhou muitas doações e uma grande igreja românica foi construída no ano 980. No ano 1463 dois tipógrafos alemães Corrado Sweynheim e Arnoldo Pannartz colocaram no claustro a primeira tipografia italiana. Durante a segunda guerra mundial foram destruídos a fachada e parte do primeiro claustro, mais tarde reformados e abertos para o público.

MOSTEIRO DE SÃO BENEDITO



visita guidata subiaco monastero di san benedetto


A visita guiada continua ao Mosteiro de São Benedito que fica ao redor do “Sacro Speco” ou Santa Gruta, onde no começo do século VI o jovem São Benedito passou trés anos de eremitagem. As duas grutas do Monte Taleo, foram reunidas numa igreja no século XI por vontade do Abade Umberto.
O mosteiro, come notaremos na visita, foi construído na segunda metade do século XIII pelos abades Enrico e Bartolomeu.
A visita começa pela escadaria que leva ao alpendre. No topo da porta encontramos uma cruz em mosaico do século XIII, mais adiante encontramos uma porta com afrescos do século XV da “scuola umbra” para entrarmos na Sala do “Capitolo Vecchio” rica de pinturas da escola do Perugino da primeira metade do século XVI. Vindo da igreja inferior chegamos à Santa Gruta onde podemos apreciar a estátua de São Benedito feita no ano 1637 por Antonio Raggi. Saindo ao externo entramos no cementério dos monges e, do lado tem a roseira de São Benedito, nas cujas espinhas o Santo se jogou para vencer a tentação e onde São Francisco durante sua visita em 1224 fez enxerto numas rosas. Numa parede tem um afresco por Manenti do século XVII representando este episódio.